quinta-feira, 3 de março de 2011


Em Nome de Deus
Por: Ellen dos Santos Oliveira

O filme "em nome de Deus", apresenta a idade média no século XII, um período que predomina o irracionalismo e bloqueia os avanços da ciência, devido a manipulação da igreja católica que é intitulada Apostólica Romana.
O filme ocorre na França, e mostra a linda e dramática história de amor entre Abelardo e Heloisa. Ele,acreditava em Deus de uma forma incondicional e inquestionável,era um professor de filosofia da escola de Notre Dame, tinha o dom de ensinar a palavra de Deus e era muito respeitado por seus superiores. Ela,uma linda moça erudita, que questionava sobre Deus e as doutrinas da igreja católica, aos olhos dessa, não possuía vocação para ser freira. Mas seria uma ótima cientista.
Ele a amava, mas via esse amor como um pecado, sentia-se um traidor de Cristo tal como Judas Scariotes. Ela o amava e não se condenava por isso. Pois, se Deus criou o amor não iria impor obstáculos entre aqueles que se amam.Para ele, a punição sofrida, só confirma sua fé em Cristo. Já para ela, esse sofrimento mata a pouca crença que ela tinha em Deus.
Ele representava a religião, ela a ciência, a separação dos dois só demonstra o poder soberano da igreja sobre a ciência e as relações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.

Blogs que Colaboro