quinta-feira, 16 de julho de 2015

Lançamento de “A poesia da canção: estudos de letras da MPB”

Ellen Oliveira


Agradecemos a todos que compareceram ontem no lançamento do livro "A poesia da canção: estudos de letras da MPB”. O livro foi organizado pela professora Christina Ramalho (UFS), e teve o prefácio escrito pela professora Sylvia Helena Cyntrão (UnB). Nele constam dez artigos que abordam a poesia contida em músicas brasileiras, incluindo o meu, intitulado “A poesia de combate ao racismo nas canções do Olodum”. Os demais artigos são: de Kelly Cristina, “Tarzan, o filho do alfaiate e a figura do masculino”; de Raiff Magno, “O sagrado na canção”; de Monique Santos, “Segue o seco: uma visão lírica da seca”; de Gisela Reis, “O profano e o sagrado em Catedral”; de Éverton de Jesus,  “Relicário: Lí(rica) Relíquia ou o amor entre o agora e o depois”; de Gilvan José, “Eita!!! Eu tô cansado dessa merda!”; de Fabiana Lisboa, “Música e (é) poesia”; de Auda Ribeiro, “Poesia na canção: simples (mente) como uma ‘estrela azul do céu”; e de Helane Souza, “Negro branco, branco negro: para que compreender?”.

O livro, publicado pela editora “ArtNer: comunicações”, foi o primeiro da “Série Acadêmica: Coleção Estudos Linguísticos e Literários”.

O evento de lançamento aconteceu na Biblioteca Epifânio Dória, das 17 às 20 horas, e contou com a presença de amigos convidados, como Fernando Sá (poeta e professor da UFS); Afonso Fávero (professor da UFS); Fábio Tfouni (professor da UFS); Ana Lúcia Vieira (Deputada Estadual); Domingos Pascoal (escritor, Membro Efetivo das Academias: Sergipana de Letras, Tobiense de Letras e Artes e Estanciana de Letras); Cris Souza (poetisa e Coordenadora do “Café Poético Sergipano-Encontros” e “Sarau de Mulheres/ Sergipe”); Jane Guimaraes (poetisa, administradora e cerimonialista do “Café Poético Sergipano-Encontros” e “Sarau de Mulheres/ Sergipe”); Ylvange Tavares (escritor); Eunice Guimarães (poetisa); Neide Honorato (poetisa); Izabel Nascimento (cordelista); Joselito (poeta, designer e produtor editorial); Josailton Lima (poeta); Aglacy Mary (escritora), entre outros. O músico Deílson Pessoa apresentou composições suas, além de outras canções.


 Abaixo Alguns registros fotográficos do evento:


(Organizadora e autores do livro)



(Jane Guimaraes, Helane Souza, Ellen Oliveira,Christina Ramalho, Cris Souza, Izabel Nascimento, Neide Honorato, Eunice Guimaraes)


( Ellen Oliveira, Cris Souza, Neide Honorato, Eunice Guimaraes, Domingos Pascoal)


(Cris Souza e Ellen Oliveira)


(Fernando Sá e Fabiana Menezes)

(Ellen Oliveira e Jane Guimaraes)


(Christina Ramalho e Domingos Pascoal)


(Christina Ramalho, Afonso Fávero e esposa)


(Christina Ramalho e Aglacy Mary

(Kelly Cristina, Auda Ribeiro, Monique Oliveira, Ana Lúcia Vieira, Fabiana Menezes, Gisela Góis)


(Ellen Oliveira, Helane Souza, Kelly Cristina, Éverton de Jesus, Monique Oliveira, Gisela Gois)


(Músico Deílson Pessoa)


(Ylvange Tavares, Jane Guimaraes, Neide Honorato, Eunice Guimaraes)


(Cris Souza e Domingos Pascoal)


(convidados)


(Christina Ramalho e Fábio Tfouni)


(Gisela Gois, monique Oliveira, Fabiana Menezes)


(Ellen Oliveira, Cris Souza, Domingos Pascoal, Neide Honorato, Jane Guimaraes)



(Monique Oliveira, Christina ramalho e Kelly Cristina)


(Gilvan Filho)

(Fabiana Menezes e Ana Lúcia Vieira)

(Christina Ramalho e músico Deílson Pessoa)


Um comentário:

  1. Tão bom viver a vida com alegria e paixão pelas Letras! Vocês têm um futuro lindo pela frente!! E quero estar sempre por perto para vê-los brilhando! Beijos aos 10!!

    ResponderExcluir

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.

Blogs que Colaboro